INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA EMPRESA

Encontrar uma vaga de trabalho se tornou muito difícil nos últimos tempos devido a enorme concorrência. Para não perder a oportunidade é sempre bom estar em busca de novos cursos de capacitação para aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades. Pessoas com deficiência também tem dificuldades, mas, além disso, acabam enfrentando outros problemas como o preconceito e até mesmo uma certa resistência de algumas empresas.

Com a aprovação da lei de cotas, que estimula a inclusão pessoas com deficiências nas empresas, é mais comum ver as organizações com vagas disponíveis para pessoas com deficiências.

Essa inclusão traz muitos benefícios, mas alguns candidatos ainda enfrentam algumas dificuldades e barreiras para encontrar um emprego e maior autonomia financeira.

Como funciona a lei de inclusão?

Empresas com mais de 100 funcionários devem preencher de 2% a 5% dos cargos com pessoas com deficiências habilitadas ou beneficiárias reabilitadas.

Alguns padrões estabelecidos pela lei.

  • 2% para um quadro de 100 a 200 colaboradores;
  • 3% para um quadro de 201 a 500 colaboradores;
  • 4% para um quadro de 501 a 1.000 colaboradores;
  • 5% a partir de 1.001 colaboradores;

Com isso, grandes corporações abrem vagas para profissionais com algum tipo de deficiência. Nessas empresas está a maior concentração de oportunidades.

As empresas que não fazem o cumprimento dessa lei estão sujeitas a multas e outras intervenções do Ministério Público do Trabalho.

O que mudou no Mercado de Trabalho depois dessa lei.

A Lei de Cotas existe desde 1991, mas somente depois de 9 (nove) anos ela foi regulamentada e começou a ser fiscalizada. Também houve uma especificação dos tipos de deficiência que fazem parte do projeto.

Nos últimos anos houve um aumento considerável no número de contratações e maior habilidade na aplicação das regras.

A inclusão torna a empresa mais produtiva

Quando a empresa disponibiliza um ambiente de trabalho que permita que uma pessoa com deficiência desempenhe suas funções por completo, seu esforço e rendimento podem atingir positivamente os resultados da empresa.

É como se fosse um incentivo para os demais funcionários, pois eles podem se espelhar nessas pessoas, que apesar de todas suas limitações, se esforçam para trabalhar e atingir suas metas. É importante lembrar que o principal objetivo é a inclusão por meio da igualdade de oportunidade.

E aí, curtiu o post de hoje? Compartilhe em suas redes sociais.

Até a próxima! 💙😃

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Ponto eletrônico

A importância de um bom atendimento ao cliente

Suporte não se trata apenas de resolver o problema, mas sim de se colocar no lugar do consumidor, sentir suas dores, dificuldades e mostrar que ele é a peça mais importante para o seu negócio.

Ponto eletrônico

Reconhecimento facial, como funciona?

O reconhecimento facial é uma das tecnologias biométricas mais promissoras da atualidade. Embora possa parecer distante e até mesmo assustador em alguns momentos, já está sendo integrado em nossa rotina e cada vez mais presente em nosso dia a dia.