A partir de qual momento passa a ser obrigatório?

Você, empregador ou empregado, está por dentro do sistema de controle de horas da empresa? Desde  banco de horas até horas negativas, todos os dados apresentados por um controle de ponto assertivo.

Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, artigo 74, parágrafo 2º, em toda empresa com mais de 20 funcionários, torna-se obrigatório o uso de controle ponto, para registro de horas dos seus funcionários. “Em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia […]”. Dessa forma, deve o empregador utilizar algum método ou ferramenta que registre a jornada de trabalho do seu colaborador

Por mais que obrigatoriedade se dê para empresas com mais de 20 colaboradores, a gestão da jornada de trabalho garante ao empregador maior segurança jurídica, diminuí a chance de passivos trabalhistas e auxilia a gestão de pessoal e escalas de trabalho.

A Iopoint entrega dados concretos para que esse controle seja objetivo. Com um sistema para controle de jornada completo e intuitivo, apresenta dados como: Registro de ponto de entradas e saídas em tempo real, folgas, tempo de descanso, horas trabalhadas e também possibilita gerar relatórios completos de espelho ponto, Horas Extras, Negativas e Banco de Horas. Evitando assim, eventuais problemas com processos trabalhistas, e esclarecimentos sobre qualquer dúvida que os mesmos possam ter referente a suas horas trabalhadas ou em casos, a ausência das mesmas.

O controle de ponto de um funcionário na empresa além de impedir problemas com a fiscalização, mantém a empresa ciente do período e da frequência de seus colaboradores, evitando assim acúmulos de horas, perdas de produtividade causadas por atrasos as faltas, e problemas burocráticos, que seriam antes facilmente resolvidos por um sistema de gestão.

Recentemente entrou em vigor a Portaria nº 671 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que auxilia qualifica esse controle, possibilitando uma maior confiança nos dados apresentados por ambos os lados.

Temos um artigo completo para acompanhar referente a essa mudança e ajudar a entender melhor como isso afeta sua empresa.

A Iopoint te ajuda com todas essas obrigatoriedades e burocracias, nosso sistema realiza esse controle e lhe entrega todos os dados necessários para ter um controle de ponto eficiente.

Nos acompanhe pelas redes sociais e solicite um teste grátis do nosso sistema!

Até a próxima.

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Ponto eletrônico

A importância de um bom atendimento ao cliente

Suporte não se trata apenas de resolver o problema, mas sim de se colocar no lugar do consumidor, sentir suas dores, dificuldades e mostrar que ele é a peça mais importante para o seu negócio.

Ponto eletrônico

Reconhecimento facial, como funciona?

O reconhecimento facial é uma das tecnologias biométricas mais promissoras da atualidade. Embora possa parecer distante e até mesmo assustador em alguns momentos, já está sendo integrado em nossa rotina e cada vez mais presente em nosso dia a dia.