Abrir vagas, analisar currículos, realizar entrevistas podem ser processos exaustivos para o setor de RH. Todo esse procedimento dura em média 2 semanas, podendo em alguns casos levar mais tempo.
Nesse post vou te dar algumas dicas para facilitar a avaliação dos currículos e realizar entrevistas.
Planejar um processo seletivo poupa tempo e dinheiro, pois ter um bom preparo pode aumentar as chances de contratar o funcionário ideal para o cargo pretendido.
Na atualidade o processo seletivo inclui uma visita às redes sociais do candidato. Sim, a internet virou uma vitrine, possibilitando o acesso das empresas interessadas onde as mesmas conseguem acompanhar tudo o que os possíveis candidatos compartilham em suas redes, e a forma que isso pode repercutir dentro da corporação. Isso porque os gestores pensam na repercussão que as publicações de seus funcionários podem gerar. Essa prática perdura antes, durante e na maioria dos casos até após a efetivação do contrato.
O mau uso das redes sociais pode gerar demissão, inclusive por justa causa. Previsto no Art. 482 da CLT.
Algumas dicas para agilizar o processo de contratação:
- Reúna todas as informações necessárias para organizar as seleções e o recrutamento;
- Procure conhecer bem sobre o cargo, obrigações necessárias para quem vai exercer a função;
- Entenda muito bem os valores e a cultura da empresa;
Com essas informações em mãos, você já pode criar um perfil de funcionário ideal.
Saber como e onde você vai divulgar as vagas de trabalho de sua empresa também é muito importante.
- Divulgar as vagas em menos locais e de maneira acessível acaba diminuindo a quantidade de currículos que não se encaixam no perfil que você procura, além de economizar tempo.
- Adeque a sua linguagem de divulgação tanto para as pessoas quanto para os meios de divulgação.
- Divulgue em redes sociais, a tecnologia está cada vez mais presentes nas empresas, aproveite essa modernidade para divulgar as vagas de trabalho sem custo.
- Use indicações da sua equipe, o candidato ideal pode estar mais perto do que você imagina.
Foque nas habilidades e comportamentos que são essenciais para preencher essa vaga, planeje as etapas de forma em que elas avaliem essas competências sem muitos rodeios.
Investir em dinâmicas é uma ótima maneira de agilizar esse processo, essas dinâmicas permitem que você avalie vários candidatos ao mesmo tempo, saia da zona de conforto, crie situações diferentes que desafiem seus candidatos, permitindo que você avalie as competências que você busca.
Espero que essas dicas te ajudem na hora de fazer uma contratação 🙂
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