O avanço da tecnologia no setor hospitalar

Não é mais surpresa que a tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia das empresas, e nos hospitais isso não é diferente. A revolução digital viabiliza novos serviços e sistemas aos hospitais, que são capazes de entregar resultados revolucionários.

Com tantos avanços tecnológicos fica difícil acompanhar as novidades que chegam às instituições de saúde espalhadas pelo mundo, como as impressoras 3D e 4D, wearables, kinect, tablets e robôs são algumas das tendências que já vêm sendo usadas no dia a dia dos hospitais e tem mostrado resultados eficientes em testes. Mas conhecer e implantar inovações nas instituições de saúde requer o conhecimento específico de um profissional diante de uma estrutura permeada por médicos, enfermeiros, técnicos e pacientes.

Hoje iremos falar um pouco sobre alguns avanços tecnológicos que podem ser utilizados em hospitais.

Wearables

Permite o monitoramento contínuo de sinais vitais do paciente. Isso pode ser feito a todo o momento por meio de relógios de pulso, braceletes, pulseiras e faixas abdominais, por exemplo:
Frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial, distúrbios do sono e até glicemia já podem ser analisados assim.

Tablets

Depois da inauguração dos prontuários eletrônicos nada mais natural do que os hospitais evoluírem para processos completamente digitalizados, deixando o papel de lado. Disponibilizando tablets para os médicos usarem na avaliação dos pacientes e na prescrição de medicamentos, permite que o médico consiga alterar o prontuário de qualquer lugar dentro da instituição, solicitar a aplicação de algum medicamento, incluir algum procedimento na lista do faturamento, conferir o histórico médico do paciente etc. Desburocratizando as rotinas, otimizando tempo e aumento de produtividade.

Kinect

É um sensor de movimentos criado especificadamente para o Xbox e Xbox One, essa tecnologia foi criada pela Microsoft com o intuito de permitir que o jogador controlasse seu avatar e confirmasse comandos sem a necessidade de manete. O kinect conta com uma câmera para reconhecer o usuário e seus movimentos corporais, permitindo que apenas com o movimento dos braços e das mãos consiga selecionar itens e abrir arquivos.

Pensando em inovar ainda mais, o Hospital Evangélico de Londrina, no Paraná, criou uma solução interessante para facilitar a análise de exames durante cirurgias usando o Kinect, da Microsoft.

O sistema criado pelo departamento de TI do Hospital, em parceria com médicos, ficou conhecido como INTERNA, e começou a ser desenvolvido para resolver problemas simples como por exemplo: a necessidade de visualizar exames médicos como tomografias, ressonâncias magnéticas e raios-X de forma nítida e simples. Com isso esse sistema foi incorporado às salas de cirurgia permitindo que o cirurgião acesse dados tanto sobre a grade do bloco operatório como sobre o próprio paciente, movimentando apenas as mãos, não sendo necessário encostar em absolutamente nada, o médico não corre o risco de se contaminar, ganha tempo no procedimento e preserva a assepsia do campo cirúrgico.

Impressora 3D

Permite criar objetos sólidos tridimensionais feitos de plástico ou resinas sintéticas. Na ortopedia, além de talas para imobilização de membros fraturados, já é possível produzir próteses, braços robóticos e ossos para cirurgias de implantes. Nos últimos anos, no entanto, o plástico já vem sendo substituído por células. Essas impressões são usadas para planejamento e treinamento de cirurgias, pois possibilitam a reprodução da estrutura a ser operada, simulando assim, como se dará a operação passo a passo.

Impressoras 4D

Esse quarto D indica que o material criado consegue reagir às características do ambiente em que se encontra como umidade e temperatura, alterando seu formato ao decorrer do tempo. Na saúde, isso significaria que os implantes poderiam se adaptar ao corpo do paciente quando chegasse ao local certo, permitindo uma compatibilidade ainda maior entre as estruturas.

Cirurgia Robótica

O grande atrativo dessa tecnologia é a precisão, que rende uma recuperação mais rápida e com menos dor. Com esse padrão de tecnologia, o cirurgião consegue ver imagens em 3D capturadas por uma câmera que fica dentro do paciente e guiar incisões mínimas.

A tecnologia na área da saúde não para de avançar e tem como resultado mais agilidade nos processos, otimização da rotina do médico e outros profissionais de saúde bem como eficiência na gestão de hospitais e clínicas. É fundamental acompanhar essas tendências para aumentar a qualidade do atendimento proporcionando assim mais segurança e qualidade de vida para os pacientes.

O que achou do artigo de hoje? Siga nos acompanhando e fique por dentro de todas as novidades.

Até a próxima! 😉💙

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

face id
Ponto eletrônico

Reconhecimento facial, como funciona?

O reconhecimento facial é uma categoria de segurança biométrica. Esse sistema pode ser usado para identificar pessoas em fotos, vídeos e em tempo real, dependendo de sua finalidade.

Ponto eletrônico

A importância de um bom atendimento ao cliente

Suporte não se trata apenas de resolver o problema, mas sim de se colocar no lugar do consumidor, sentir suas dores, dificuldades e mostrar que ele é a peça mais importante para o seu negócio.

Ponto eletrônico

Reconhecimento facial, como funciona?

O reconhecimento facial é uma das tecnologias biométricas mais promissoras da atualidade. Embora possa parecer distante e até mesmo assustador em alguns momentos, já está sendo integrado em nossa rotina e cada vez mais presente em nosso dia a dia.